Sensibilização

A sensibilização nas áreas da energia e do ambiente é um instrumento fundamental para promover a alteração de comportamentos na utilização dos recursos naturais e na adoção de práticas mais sustentáveis.

A AREAM tem por missão contribuir para melhorar o conhecimento nas áreas da energia e do ambiente, divulgar informação e promover uma participação consciente dos cidadãos e das organizações no processo de desenvolvimento sustentável.


Planeamento

Os territórios insulares isolados, como o da Região Autónoma da Madeira, têm especificidades que carecem de um tratamento específico em termos de planeamento, num contexto de coesão económica e social, ao nível nacional e no seio da União Europeia.

A AREAM trabalha com o Governo Regional da Madeira, Municípios e partes interessadas no planeamento e na definição das políticas regionais na área da energia, ambiente e alterações climáticas, entre outras, incluindo o estudo de soluções, a cooperação inter-regional e a comunicação com as instituições nacionais e comunitárias.


Eficiência Energética

A eficiência energética apresenta um potencial elevado na Região Autónoma da Madeira, para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e a poluição associada, bem como a dependência energética do exterior e os custos para os consumidores e para a Região, promovendo também a criação de emprego e valor acrescentado regional.

A AREAM desenvolve um conjunto de ações no domínio da eficiência energética, em especial no sector residencial, hotelaria e serviços públicos, incluindo estudos, projetos de inovação e prestações de serviços. No que respeita à eficiência energética nos edifícios, destaca-se o papel da AREAM no lançamento e na implementação do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE).


Energias Renováveis

As energias renováveis contribuem para atenuar as emissões de dióxido de carbono e, ao mesmo tempo, para reduzir as importações e a dependência energética do exterior, potenciando também a criação de emprego e valor acrescentado regional. Os compromissos assumidos pela União Europeia sobre as alterações climáticas obrigam a reduzir as emissões de dióxido de carbono, corresponsabilizando as políticas regionais e locais na contribuição para os objetivos globais.

A AREAM desenvolve diversas atividades para promover as energias renováveis, avaliar os recursos disponíveis na Madeira e no Porto Santo e estudar soluções para ultrapassar as barreiras técnicas e não técnicas existentes.


Mobilidade Sustentável

A problemática da mobilidade e dos transportes rodoviários, particularmente nas aglomerações urbanas, constitui uma preocupação prioritária dos decisores políticos, em virtude dos congestionamentos, do ruído e da poluição atmosférica, que se traduzem numa degradação da qualidade de vida urbana, e também devido aos consumos de energia.

A AREAM desenvolve estudos e ações, particularmente sobre novas tecnologias de transporte e soluções sustentáveis de mobilidade, incluindo a promoção dos transportes públicos, da mobilidade elétrica e dos modos suaves.


Águas e Resíduos

A gestão do abastecimento de água, das águas residuais e dos resíduos é crítica e complexa numa região com as características da Região Autónoma da Madeira, devido à insularidade e ultraperiferia, à reduzida dimensão do território, às condições orográficas, elevada densidade populacional e ao povoamento disperso.

A AREAM desenvolve ações sobre a utilização sustentável da água, a reutilização de águas residuais e a gestão de resíduos, destacando-se a valorização energética e a gestão de embalagens e resíduos de embalagens.


Recursos Oceânicos

Numa região insular como o Arquipélago da Madeira, o oceano constitui um fonte de riqueza de importância estratégica, em termos de recursos vivos e não vivos, acessibilidades e transportes, atividades económicas e de lazer, incluindo a valorização energética.

A AREAM desenvolve estudos para avaliação dos recursos energéticos em meio oceânico, designadamente a energia das ondas, tendo promovido a elaboração de um atlas das ondas, disponibilizado online.