BIOMASSA
Valorização da biomassa vegetal

Objeto: Estudo da valorização da biomassa vegetal para fins energéticos para contribuir para reduzir os riscos de incêndio.
Financiamento: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Programa Intervir+, Programa Operacional de Valorização do Potencial Económico e Coesão Territorial da RAM (contrato nº MADFDR-03-0235-FEDER-000023).
Duração: 2013 -2015.


Objetivos

Reduzir a carga combustível de material vegetal em áreas florestais e terrenos agrícolas abandonados, para minimizar os riscos e a severidade dos incêndios.
Promover a valorização energética da biomassa, para utilização no setor residencial, serviços e indústria.
Criar emprego e valor acrescentado regional associado à recolha, transformação, distribuição, operação e manutenção.
Reduzir as importações de combustíveis fósseis.
Reduzir os custos com a energia e a vulnerabilidade da economia regional ao aumento dos preços do petróleo.


Principais Atividades e Resultados

Metodologia para avaliação contínua do potencial da biomassa vegetal disponível para valorização energética, atendendo a requisitos ecológicos, de prevenção de incêndios, acessibilidades do terreno e tipo de vegetação.
Estudo dos custos de recolha e transporte, em função da localização, acessibilidades, inclinação do terreno e tipo de vegetação.
Modelo de dinamização do trabalho voluntário e comunitário para recolha de materiais com baixo valor económico.
Estudo sobre o mercado: habitação, hotelaria, restauração, unidades de saúde, escolas, instalações desportivas, serviços, indústria e tratamento de resíduos.
Sensibilização e estabelecimento de contactos e parcerias entre as partes interessadas e divulgação de informação técnica para os potenciais utilizadores, evidenciando as mais-valias económicas e ambientais da utilização dos produtos da biomassa.
Base de dados de empresas e organizações, instrumentos de financiamento e tecnologias existentes para transformação e utilização da biomassa.


Downloads: cloud