CIVITAS DESTINATIONS

Objeto: Integração de estratégias de mobilidade com vista ao turismo sustentável, através do desenvolvimento de soluções inovadoras em seis ilhas Europeias: Funchal, Madeira (Portugal); Las Palmas de Gran Canaria (Espanha); Elba (Itália); La Valetta (Malta); Rethymno (Grécia); Limassol (Chipre).
Parceiros: HF; CMF; SRETC; ARDITI; LTC; LIMA; STRATA; RETH; TUC; RM; PF; MEMEX; TM; VLC; UOM; MOT; Guaguas; CINESI; LPGC; INELCAN; SAGULPA; EPC; ISIS; EIP; GV21; II; VECTOS; CPMR.
Financiamento: Programa Horizon 2020 da União Europeia para a Investigação e Inovação (project n. 689031).
Duração: 2016-2020.


Objetivos

O projeto visa apoiar a transformação das cidades europeias de pequena e média dimensão, inseridas em contexto insular com forte vocação turística, em destinos turísticos sustentáveis, através da implementação de soluções integradas de mobilidade sustentável e de melhoria da eficiência dos sistemas de transporte de pessoas e bens.

São objetivos específicos do projeto: a melhoria das acessibilidades, a redução das emissões poluentes e a melhoria da qualidade do ar, a redução do consumo de energia, o aumento da equidade social e a melhoria da eficácia e da integração entre serviços de transporte e de mobilidade.


Principais Atividades
e Resultados

O projeto aborda de forma holística a mobilidade sustentável nas cidades, orientando a sua ação para os seguintes eixos de intervenção:

  • Planeamento da mobilidade urbana sustentável para residentes e visitantes
  • Espaços públicos seguros, acessíveis e atrativos para toda a população
  • Mobilidade partilhada e elétrica a caminho dos transportes com emissão zero
  • Logística urbana mais limpa e inteligente em destinos turísticos
  • Gestão da mobilidade e sensibilização para a mobilidade sustentável
  • Transportes públicos atrativos, acessíveis, mais limpos e eficientes

Espera-se com o projeto aumentar a atratividade turística das cidades e a qualidade de vida e bem-estar dos residentes e turistas, aumentar a equidade social e melhorar a competitividade da economia local através da redução dos custos associados ao transporte de pessoas e bens.


Mais informação sobre a iniciativa Civitas:
http://www.civitas.eu/