EDEN
Endogenizar o Desenvolvimento de Energias Novas

Objecto: Pilhas de combustível a hidrogénio e armazenamento de energia de origem renovável.
Parceiros: EEM – Empresa de Electricidade da Madeira, S.A.; SRE – Soluções Racionais de Energia, S.A., A. A. Silva, S.A.; EDP – Gestão de Produção de Energia, S.A.; Efacec Energia, S.A.; Efacec Sistemas de Electrónica, S.A.; INEGI – Instituto de Engenharia e Gestão Industrial; INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação; Instituto Superior Técnico; LabElec – Estudos, Desenvolvimento e Actividades Laboratoriais, S.A.; Vidropol, Estratificados de Fibra de Vidro, S.A..
Financiamento: PRIME – Medida 3.1A: Projectos Mobilizadores para o Desenvolvimento Tecnológico (contrato nº 03/164).
Duração: 2006 -2008.


Objetivos

Criar e consolidar as bases de uma plataforma tecnológica nacional na área das Pilhas de Combustível, que estabeleça as condições necessárias para que Portugal possa constituir-se como um actor interveniente na economia global da Sociedade do Hidrogénio em emergência.
Participar no esforço global de diminuição das emissões poluentes associadas à produção de energia, contribuindo com soluções que permitam reduzir o aquecimento global provocado pelo efeito de estufa, de acordo com os compromissos nacionais assumidos no âmbito do Protocolo de Quioto e especificados no Plano Nacional das Alterações Climáticas, e indo de encontro à Directiva Europeia 2001/81/CE relativa aos Tectos Nacionais de Emissões.
Desenvolver soluções de produção de energia descentralizada que contribua para os objectivos das políticas nacionais, para respeitar os compromissos Europeus assumidos no Livro Branco sobre “Energia para o futuro: Fontes de Energia Renováveis”, nomeadamente na Campanha de Arranque, e para respeitar as recomendações do “livro verde” da Comissão Europeia para a segurança e diversificação do abastecimento de energia.
Identificar e avaliar as oportunidades económicas para novas iniciativas empresariais decorrentes da Sociedade do Hidrogénio que contribuam para o desenvolvimento económico e social do País.


Principais Atividades e Resultados

Projecto de Demonstração – Promoção de um processo de transferência de tecnologia, das entidades fabricantes para o consórcio, através do projecto, instalação, operação e manutenção duma Pilha de Combustível de alta temperatura no Porto; esta unidade deverá possuir uma potência de cerca de 10 kW, uma tecnologia baseada na operação a altas temperaturas, com potencial aproveitamento do calor gerado, e focar-se-á nas aplicações industriais.
Projectos de integração de energias renováveis com células de combustível – instalação na Ilha de Porto Santo de um sistema integrado de produção “in loco” de hidrogénio (a partir de uma fonte renovável eólica já disponível no local) para alimentação duma Pilha de Combustível. Este sistema integrado será responsável pelo fornecimento de energia eléctrica a um espaço de utilização comunitária. É um projecto pioneiro, tendo a selecção de Porto Santo sido determinada por esta ilha estar escolhida a nível comunitário para a prazo se tornar uma ilha “totalmente renovável”. Na sequência deste modelo, será estudada a viabilidade do “scale up” deste sistema para o fornecimento de energia para a rede, nomeadamente em locais sem acesso à rede de distribuição.
Unidade laboratorial para o estudo e desenvolvimento de Pilhas de Combustível – implementação e promoção de uma instalação laboratorial, na modalidade de Unidade Piloto, para a selecção de materiais e produção de componentes-modelo para células de combustível de membrana (PEM) de baixa potência, assim como do estudo e desenvolvimento de materiais alternativos e optimização das condições de operação das PEMFC para aplicações no âmbito da portabilidade e mobilidade. Pretende-se ainda a produção dum kit demonstrativo da utilização do Hidrogénio para fins didácticos.
Desenvolvimento de tecnologias de suporte – Endogeneização e desenvolvimento das tecnologias de produção, armazenagem e logística do hidrogénio.
Roadmap para a Sociedade de Hidrogénio.


Downloads: cloud