EEQAI-Escolas
Acção Técnica e Didáctica para a Eficiência Energética e a Qualidade do Ar Interior nas Escolas

Objecto: Certificação do desempenho energético e da qualidade do ar interior em estabelecimentos de ensino, educação e sensibilização.
Parceiros: Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos.
Financiamento: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Programa Intervir+, Programa Operacional de Valorização do Potencial Económico e Coesão Territorial da RAM (contrato nº MADFDR-01-0143-FEDER-000002); e Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos da Região Autónoma da Madeira.
Duração: 2009-2013.


Objetivos

Incutir hábitos de consumo de energia sustentáveis e sensibilizar os alunos e pessoal docente e não docente para a eficiência energética, utilização das energias renováveis, qualidade do ar interior e combate às alterações climáticas – público-alvo: 235 estabelecimentos e 53 000 alunos.
Avaliar o desempenho energético e a qualidade do ar interior em 35 estabelecimentos de ensino da RAM, abrangendo todos os níveis de ensino, com proposta de medidas de redução dos consumos de energia e melhoria da qualidade do ar interior, contribuindo para o aumento do rendimento escolar e a prevenção de doenças.
Promover a instalação de equipamentos eficientes e de aproveitamento de energias renováveis nas escolas auditadas através do desenvolvimento dos estudos técnicos de viabilidade.


Principais Atividades e Resultados

Desenvolvimento de conteúdos técnicos e realização de 108 sessões de informação e de sensibilização dirigidas aos professores e alunos da RAM sobre as temáticas da gestão de energia e monitorização dos consumos, eficiência energética, valorização das energias renováveis, qualidade do ar interior e alterações climáticas.
Apoio à criação de clubes de gestão de energia nas escolas para identificar oportunidades de melhoria, implementar medidas de redução dos consumos e custos com a energia, monitorizar os consumos de energia, bem como a avaliar o desempenho da implementação das medidas de melhoria.
Realização de dois Concursos Escolares sobre energias renováveis e eficiência energética.
Elaboração de um guia de eficiência energética e qualidade do ar interior, com o objectivo de transmitir conhecimentos e motivar a comunidade escolar a ter um papel ativo na implementação de procedimentos com mais-valias para a economia, o ambiente e a qualidade de vida. | pdf
Realização de 35 auditorias energéticas, 35 estudos com medidas de melhoria e 35 planos de racionalização energética.
Realização de 35 auditorias à qualidade do ar interior, 35 estudos com medidas de melhoria e 35 planos de acções correctiva da qualidade do ar interior.
Elaboração da componente técnica para cadernos de encargos para a instalação de equipamentos para melhoria do desempenho energético e da qualidade do ar interior nas escolas auditadas.
Identificação de linhas de financiamento para apoio à implementação das medidas de eficiência energética, valorização das energias renováveis e melhoria da qualidade do ar interior estudadas.


Downloads: cloud