ENNEREG
Regiões preparando o caminho para uma Europa Energeticamente Sustentável

Objeto: Promoção de planos de ação para a energia sustentável.
Parceiros: ECNet; CRES; KEWOG; SDEO; BAPE; EVE; IDMEC; SEC; LEI; ESS; RAEE; SWEA; Triangle Region; Silistra; UMWW; e CPL.
Financiamento: Programa Intelligent Energy Europe (IEE).
Duração: 2010-2013.


Objetivos

Sensibilizar e dinamizar a ação dos atores locais, públicos e privados, para a implementação de ações de melhoria da eficiência energética e contribuir desta forma para o objetivo europeu EU-20-20-20 para 2020: redução dos gases de efeito de estufa em 20%; aumento de 20% na eficiência energética; e participação de 20% das energias renováveis no consumo global de energia.


Principais Atividades e Resultados

Conceção de Ações Energeticamente Sustentáveis, incluindo medidas e investimentos que contribuíram para os objetivos do projeto.
Estudos de casos de boas práticas.
Ações dirigidas aos decisores locais e regionais de modo a contribuírem para os objetivos europeus.
Ações de informação e sensibilização dirigidas a públicos de diferentes faixas etárias e interesses, que consistiram em apresentações, distribuição de informação panfletária, debates, jogos didáticos, nomeadamente, peddy-pappers, palavras cruzadas, pinturas, desenhos e oficinas para a construção de fornos e coletores solares.
Criação do conceito de Twin Region para a troca de experiências e boas práticas entre duas regiões no domínio da eficiência energética. A Região Oeste foi a escolhida para Twin Region da RAM, representada no projeto pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – Oeste Sustentável.


Relatório final do projeto (inglês) | pdf
Relatório ENNEREG para a Região Autónoma da Madeira (inglês) | pdf
Exemplo de boas práticas (inglês) | link