ERAMAC 1
Maximização da Penetração das Energias Renováveis e Utilização Racional da Energia nas Ilhas da Macaronésia (1ª fase)

Objecto: Energias renováveis e utilização racional de energia em meio insular.
Parceiros: Açores: Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores; Empresa de Electricidade e Gás, Lda; Canárias: Instituto Tecnologico de Canarias; Instituto Tecnológico y de Energías Renovables S.A.; Mancomunidad Intermunicipal del Sureste de Gran Canaria; Universidad de Las Palmas de Gran Canaria; Fundación Instituto Tecnológico de Canarias.
Financiamento: Programa de Iniciativa Comunitária Interreg IIIB AMC (contrato nº MAC/4.3/C1); Governo Regional da Madeira.
Duração: 2002-2005.


Objetivos

Reduzir a dependência energética com vista ao aumento da segurança do abastecimento, melhoria da economia local, criação de postos de trabalho e menor dependência dos fornecimentos externos de combustíveis fósseis.
Aumentar a diversificação energética sustentável na Macaronésia evitando que o recurso energia se converta num constrangimento ao desenvolvimento.
Aumentar a massa crítica através da cooperação de todas as ilhas que integram a Macaronésia, com o objectivo de poder optimizar os recursos.
Fomentar a diversificação económica através de um novo sector inovador, chave para o desenvolvimento sustentável da Macaronésia, bem como propiciar um sector turístico sustentável.
Implantar uma rede articulada de cooperação em matéria de “energia sustentável” na Macaronésia, o que facilitará os intercâmbios empresariais, entre as regiões.
Adequar a oferta e a procura, dinamizando o sector através de acções de sensibilização e projectos de demonstração.
Desenvolver o ordenamento territorial e a planificação das acções a realizar no âmbito das energias renováveis.
Optimizar os meios de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.
Introduzir tecnologias e métodos que permitam satisfazer na Macaronésia as necessidades com menor quantidade de recursos.
Promover uma imagem de sustentabilidade junto dos residentes e visitantes, dando uma maior visibilidade na utilização dos recursos energéticos naturais que a Macaronésia possui.


Principais Atividades e Resultados

Estudo sobre o potencial de valorização da biomassa florestal, de resíduos da agricultura e manutenção de jardins, e óleos alimentares usados. | pdf
Estudo da distribuição espacial do potencial da energia eólica e identificação dos locais mais favoráveis na Madeira e no Porto Santo. | pdf
Estudo da distribuição espacial do potencial da energia solar na Madeira e no Porto Santo. | pdf
Atlas com informação sobre o potencial energético das ondas, na costa da ilha da Madeira e da ilha do Porto Santo. | link
Caracterização sumária da produção e procura de energia eléctrica e identificação dos aproveitamentos hídricos existentes e previstos. | pdf
Estudo da capacidade de integração na rede eléctrica de energia oriunda de fontes renováveis, seja do impacte técnico económico de medidas de aumento dessa capacidade, seja do risco relativo à garantia de abastecimento, proporcionando ajuda consistente à tomada de decisões de aceitação de produção renovável, de lançamento de medidas estratégicas e de expansão do sistema eléctrico.
Descrição de novas tecnologias de transportes que podem ser implementadas na cidade do Funchal. | pdf
Inclui as seguintes brochuras: resumo, apresentação, frigoríficos, preparação de refeições, iluminação e máquinas de lavar e secar roupa.


Downloads: cloud