ESENUR
Informação, conhecimento e educação sobre utilização racional de energia e energias renováveis

Objecto: Utilização racional de energia, energias renováveis e educação.
Parceiros: Secretaria Regional de Educação e Cultura; Açores: Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores; Canárias: Instituto Tecnologico de Canarias, Ayuntamiento Las Palmas de Gran Canaria, Ayuntamiento Santa Cruz de Tenerife, Consejería de Educación.
Financiamento: Programa de Iniciativa Comunitária Interreg IIIB AMC (contrato nº 05/MAC/4.3/C6).
Duração: 2006-2008.


Objetivos

Identificar e caracterizar os principais consumos de energia e água em estabelecimentos de ensino e estudar medidas de melhoria.
Informar e sensibilizar a população escolar e, através destes, a população em geral, para a importância da gestão da energia e da água.
Informar e sensibilizar os decisores responsáveis pela construção e gestão dos estabelecimentos de ensino e instalações associadas (pavilhões desportivos, piscinas, etc.), para o interesse da utilização racional de energia e das energias renováveis.


Principais Atividades e Resultados

Diagnósticos em 35 estabelecimentos de ensino da Madeira e Porto Santo, para identificar e quantificar as condições de utilização de energia e água.
Estudo de medidas de melhoria para cada estabelecimento analisado que contribuam para a minimização dos consumos de energia e água, e respectivos custos.
Identificação de aspectos técnicos e comportamentais que levam ao desperdício de energia e água.
Identificação e análise da viabilidade técnica e económica, bem como as mais-valias ambientais e de qualidade dos serviços, das principais medidas e soluções a implementar para diminuir os consumos de energia e água, e para melhorar o conforto.
Envolvimento de alunos e professores, auxiliares educativos/funcionários e gestores escolares no processo de levantamento de informação, com o objectivo de sensibilizar e melhor compreender as condições de utilização de energia e água.
Cartaz resumo para cada diagnóstico efectuado, com os principais indicadores e alguns gráficos elucidativos, e indicação das poupanças viáveis e emissões evitadas, dirigido principalmente a alunos para fins pedagógicos.
Relatório global com a síntese dos indicadores e as principais conclusões de todos os diagnósticos, dirigido sobretudo a responsáveis pela gestão de estabelecimentos de ensino e instalações desportivas, do Governo Regional e outras entidades. | pdf
Brochura resumo com os principais resultados de todas as escolas, dirigida a gestores, professores e alunos de todas as escolas da Região Autónoma da Madeira. | pdf
Concurso escolar de modelos didácticos de aplicações de utilização de energia solar (relógio solar, forno solar, carrinho fotovoltaico e colector solar térmico).
Mini-olimpíada solar inter-regional: Madeira – Açores – Canárias.


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