SMILEGOV
Cooperação para a energia sustentável nas ilhas

Objeto: Cooperação entre os vários níveis de governação das ilhas europeias.
Parceiros: DAFNI; CPMR; Region Gotland; The Öland Municipal Federation; Hiiumaa – Kärdla Town Government; SAAREMAA; ESIN; SEA; ITC; Cyprus Energy Agency; Local Councils’ Association (Malta).
Financiamento: Programa Intelligent Energy Europe da União Europeia (contrato n.º IEE/12/047/SI2.645923).
Duração: 2013-2015.


Objetivos

Reforçar a capacidade técnica a nível local e atuar no sentido da melhoria da cooperação a vários níveis nas ilhas europeias.
Facilitar a implementação dos planos de ação para a energia sustentável das regiões insulares, contribuindo para alcançar as metas 20-20-20 da UE.
Criar condições que visam capacitar as estruturas insulares de modo a permitir o exercício do planeamento energético e o desenvolvimento dos seus próprios projetos de energia.
Viabilizar o progresso significativo de, pelo menos, 50 projetos destes planos de ação que apresentem constrangimentos de implementação.
Otimizar a articulação entre os planos de ação das ilhas e os planos de ação de iniciativa municipal no âmbito do Pacto de Autarcas.


Principais Atividades
e Resultados

Criação de clusters de ilhas europeias na maior parte das regiões insulares – as ilhas que ainda não têm experiência no exercício de planeamento energético e que ainda não tiveram a oportunidade de elaborar projetos para a energia sustentável também são convidadas a aderir aos clusters do SMILEGOV.
Criação da maior rede de ilhas europeias sustentáveis e reforço da sua colaboração com ilhas vizinhas e comunidades insulares.
Promoção de workshops sobre planeamento energético e financiamento de projetos para a energia sustentável.
Divulgação de casos de sucesso e de bons exemplos de projetos sustentáveis nas ilhas.
Formação certificada sobre planeamento energético e desenvolvimento de projetos.
Acesso a informação, através das ferramentas e diretrizes do Pacto das Ilhas, e assistência técnica às entidades insulares durante o processo de planeamento de energia sustentável.


Relatório final do projecto | pdf


Mais informação: www.smilegov.eu