TRES
Transição para um Modelo Energético Sustentável

Objecto: Desenvolvimento e aplicação de um modelo energético sustentável na Madeira, Açores e Canárias.
Parceiros: Instituto Tecnológico de Canarias, Cabildo Insular de Lanzarote, Mancomunidad Intermunicipal del Sureste de Gran Canaria, Federación Ben magec-Ecologistas en Acción, Cabildo Insular de Fuerteventura, Agência Regional da Energia e Ambiente dos Açores, Universidadad de La Laguna.
Financiamento: Programa de Cooperação Transnacional 2007-2013 para a Madeira Açores e Canárias (PCT-MAC).
Duração: 2010-2013.


Objetivos

Promover as energias renováveis e a eficiência energética em contexto insular.
Estudar soluções para minimizar os efeitos da insularidade, afastamento e orografia no sector da energia.
Estudar os constragimentos técnicos das redes eléctricas insulares na integração de energias renováveis intermitentes.
Trocar experiências entre as regiões participantes.


Principais Atividades e Resultados

Desenvolvimento de modelos meteorológicos para previsão da produção de energia de origem eólica e solar fotovoltaica, para apoio à gestão dos sistemas eléctricos.
Estudo da estabilidade dinâmica das redes eléctricas, para determinar as perturbações das energias renováveis nos sistemas eléctricos insulares, incluindo: recolha de informação sobre as infra-estruturas eléctricas; elaboração de modelos matemáticos para a simulação dinâmica das redes eléctricas; definição de cenários e análise de resultados da simulação dinâmica das redes eléctricas; e elaboração de recomendações para reforçar os sistemas eléctricos insulares.
Estudo dos consumos eléctricos na Região Autónoma da Madeira, por sector de actividade, com vista à identificação de medidas com contribuição para a redução da dependência energética do exterior, e elaboração de um guia com medidas sectoriais de poupança de energia.


Downloads: cloud