E5DES

I+D+i com vista à eficiência tecnológica, uso de energias renováveis, tecnologias emergentes e economia circular na dessalinização

Objeto: Incrementar e fortalecer a I+D+i  (Investigação+Desenvolvimento+Inovação) de excelência internacional, de forma coordenada com a plataforma conjunta DESAL+ LIVING LAB. Pesquisa de projetos e soluções de alta eficiência tecnológica, uso de energias renováveis, tecnologias emergentes e economia circular na dessalinização (E5DES).

Financiamento: Programa de Cooperação Territorial INTERREG V A Espanha-Portugal (código: MAC2/1.1a/309)

Parceiros: Instituto Tecnológico de Canarias – ITC; Universidad de Las Palmas de Gran Canaria – ULPGC; Universidad de la Laguna – ULL; Consorcio para el Desenõ, Construcción, Equipamento y Explotación de la Plataforma Oceánica de Canarias – PLOCAN; Agencia Canaria de Investigación, Innovación y Sociedad de la Informatión- ACIISI; Associação para o Desenvolvimento do Atlantic International Research Center – AD AIRCENTRE; Universidad ASSANE SECK DE ZIGUINCHOR – UASZ;Universidad DE NOUAKCHOTT AL-AASRIYA – UNA; Universidade Pública de Cabo Verde – UNICV.

Duração: Novembro 2019-Outubro 2022

Objetivos

O projeto E5DES tem como principal objetivo promover a investigação e inovação em direção à excelência em eficiência tecnológica, uso de energias renováveis, tecnologias emergentes e economia circular na dessalinização.

OBJETIVO ESPECÍFICO 1
Gerar soluções inovadoras para melhorar a qualidade da água dessalinizada e reduzir derrames de salmoura no mar, controle inteligente das instalações de dessalinização e aproveitamento direto de energia renováveis.

OBJETIVO ESPECÍFICO 2
Gerar conhecimento de excelência na área da eficiência energética, tecnologias emergentes e economia circular vinculada à dessalinização, economia azul de aplicabilidade na Macaronésia.

OBJETIVO ESPECÍFICO 3
Capitalizar as atividades de I+D+i para obter maior visibilidade e reconhecimento internacional, e fortalecer a plataforma conjunta DESAL + LIVING LAB com projetos para teste-piloto, verificação e inovação tecnológica na área da dessalinização – economia azul de empreendedores, PME e centros de investigação.

Principais Atividades
e Resultados

Estudo de dimensionamento de sistema solar fotovoltaico para implementação na central de dessalinização do Porto Santo.