Objeto: Integração sustentável de combustíveis renováveis nos transportes locais.
Parceiros: NUIG; UoL; ITER; CFOAT; AR; EHA; AIET; HyEn; Logan Energy; ECIT; GCyC.
Financiamento: Interreg Espaço Atlântico.
Duração: 2017-2020.

Objetivos

Um projeto piloto de produção de hidrogénio totalmente operacional em Tenerife (Espanha) no ITER, e a substituição parcial da frota diesel por veículos movidos a hidrogénio.
Dois casos de estudo, um nas Ilhas Aran (Irlanda) e outro na Ilha da Madeira (Portugal), para analisar as localizações, os recursos energéticos e as atuais instalações de sistemas de energias renováveis, que servirá de guia para futuras centrais de produção de hidrogénio.
Cinco roadmaps de energias renováveis em Planos de Ação para a Energia Sustentável e Clima regionais, para promover o hidrogénio como um vetor energético alternativo (Diretiva 2014/94/EU).
Workshops nos 5 Estados-Membros com os operadores de transportes, os fornecedores de energia e as autoridades regionais e locais, para a divulgação das conclusões do projeto SEAFUEL e de outros projetos sobre o hidrogénio na Europa.
Kit de ferramentas para adaptar o projeto piloto do SEAFUEL a outras regiões (casos de estudo e modelo de negócio).

Principais Atividades
e Resultados

O projeto SEAFUEL promove o aproveitamento das energias renováveis, em todo o Espaço Atlântico, como fonte de energia nas frotas de transporte local e apoia a transição para uma economia de baixo carbono. O projeto será desenvolvido com a experiência e know-how dos parceiros em energias renováveis, designadamente solar, eólica e marinha, para demonstrar a viabilidade do hidrogénio como combustível a ser utilizado pelas autoridades de transporte de nível local.

Mais informação: www.seafuel.eu