O autocarro elétrico e.City Gold da CaetanoBus esteve no Porto Santo ao serviço do operador de transportes públicos Moinho, Rent-a-Car, para demonstração da tecnologia elétrica nos serviços de transporte de passageiros, entre os dias 10 e 16 de dezembro.

Durante estes dias, o autocarro operou nas várias carreiras de transporte público do Porto Santo, com um desempenho muito adequado, como era de esperar, dadas as características orográficas da rede rodoviária da ilha.

Numa análise preliminar aos dados dos primeiros dias de operação, o autocarro fez um consumo de 85kWh/100km, o que representa cerca de 12% do consumo de energia de um autocarro equivalente a gasóleo. Este consumo, representa uma redução dos custos médios com energia de 72 eur/100km e uma redução das emissões médias de CO2 de 146kg/100km. No Porto Santo, o protótipo da Caetanobus, equipado com uma bateria de 85 kWh de capacidade, apresenta uma boa autonomia, conseguindo fazer 98km com apenas uma carga.

No dia 15 de dezembro, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve no Porto Santo numa sessão pública de apresentação desta iniciativa, tendo igualmente andado no autocarro elétrico, numa viagem partilhada com o Diretor Regional para a Administração Pública, Jocelino Velosa, o Presidente da Câmara do Porto Santo, Idalino Vasconcelos, o Vogal da Junta de Freguesia do Porto Santo, Duarte Mendonça, e o Presidente da AREAM, Filipe Oliveira.

A mobilidade elétrica constitui um importante contributo para o Porto Santo transformar-se num destino turístico com melhor qualidade ambiental, pela redução de emissões poluentes e de ruído e, por outro lado, potencia o aumento da produção de energia elétrica através de fontes renováveis, tornando a ilha mais sustentável.

Relembramos que o e.City Gold é um autocarro urbano 100% elétrico, totalmente desenvolvido em Portugal pela CaetanoBus, em parceria com a Siemens e a Universidade do Porto. É um autocarro que se diferencia por um consumo de energia mais eficiente que o dos autocarros convencionais a gasóleo, pela a ausência de emissões poluentes locais e pela ausência de ruído, que é caraterístico dos autocarros convencionais com motor a gasóleo.

Este exercício desenvolve-se no âmbito do Projeto Civitas Destinations, cofinanciado pelo Programa Horizonte2020, e conta com a organização da AREAM, em parceria com o Governo Regional, a Horários do Funchal, a SAM, a Moinho, a Empresa de Eletricidade da Madeira, o Grupo Sousa e a cedência pela CaetanoBus do autocarro.

 

IMG-20171213-WA0004 IMG-20171215-WA0038