Objeto: Promover a Adaptação às Alterações Climáticas, a Prevenção e a Garantia da Resiliência perante riscos específicos como a seca através da promoção do uso eficiente da água e a sua reutilização na Macaronésia.
Financiamento: Programa de Cooperação Territorial INTERREG V A Espanha-Portugal (código: MAC/3.5b/102)
Parceiros: Instituto Tecnológico de Canarias – ITC; Universidad de Las Palmas de Gran Canaria – ULPGC; Consejo Insular de Aguas de Gran Canaria; Radio ECCA – ECCA; Mancomunidad Intermunicipal del Sureste de Gran Canaria – Mancomunidad del Sureste; Consejo Insular de Aguas de Fuerteventura; Águas e Resíduos da Madeira, S.A. – ARM; Agência de Águas e Saneamento de Cabo Verde – ANAS; Águas de Santiago – AdS; Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário – INIDA; Universidade de Cabo Verde – Uni-CV; Direção Nacional do Ambiente – Ministério da Agricultura e Ambiente (Cabo Verde); Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária – Ministério da Agricultura e Ambiente (Cabo Verde).
Duração: 2017-2019.
Mais informação sobre o projeto: https://adaptares.com/pt-pt/
Resultados do projeto: Downloads da cloud
Objetivos
OBJETIVO ESPECÍFICO #1 – Sensibilização, informação e qualificação para a participação ativa da sociedade na promoção do uso eficiente e reutilização de águas residuais tratadas como estratégia de adaptação às alterações climáticas e em situações de escassez de água.
OBJETIVO ESPECÍFICO #2 – Aplicação e avaliação de tecnologias de tratamento e sistemas de controlo que garantam o uso eficiente da água e a produção de águas residuais tratadas com qualidade suficiente para dotar as comunidades com ferramentas de resiliência em situações de escassez de água provocadas pelas alterações climáticas.
OBJETIVO ESPECÍFICO #3 – Demonstração, otimização e avaliação da reutilização de águas residuais tratadas e a promoção de boas práticas de rega adaptadas às alterações climáticas e cenários de risco associados à falta de água.