Decorreu entre 27 e 31 de março de 2023, no Centro de Juventude do Funchal, um workshop que teve por objetivo desenvolver competências no âmbito da Adaptação às Alterações Climáticas, Gestão Sustentável de Recursos Hídricos, Competências Transversais, Economia Circular e Sistemas Alimentares Sustentáveis.

Estas temáticas têm uma elevada pertinência para o desenvolvimento sustentável dos sistemas insulares e ultraperiféricos, atendendo a critérios ambientais, sociais e económicos, necessários para atingir, a nível regional, os objetivos e as metas da União Europeia nos termos do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), estando nesse contexto prevista a obrigatoriedade do cumprimento de requisitos de sustentabilidade na aplicação de fundos comunitários.

Neste sentido, a aquisição de competências nos domínios da Adaptação às Alterações Climáticas, Gestão de Recursos Hídricos, Economia Circular e Sistemas Alimentares é importante para as regiões ultraperiféricas com elevada dependência do exterior e “particularmente vulneráveis às alterações climáticas”, conforme reconhecido pela Comissão Europeia na nova Estratégia da União Europeia para a adaptação às alterações climáticas de 2021.

O evento foi promovido pela AREAM – Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira no âmbito do projeto YENESIS “Rede de Emprego Jovem para a Sustentabilidade Energética em Ilhas”, co-financiado pelo EEA and Norway Grants Fund for Youth Employment. Esta iniciativa contou com a colaboração da Direção Regional de Juventude e da ARM – Água e Resíduos da Madeira, S.A. tendo sido realizada uma visita à Estação de Tratamento de Água da Alegria e Centro de Telegestão.

A sessão de abertura contou com a participação do Diretor Regional de Juventude, Engº João Filipe Gaspar Rodrigues que deu as boas-vindas aos jovens da Região que participaram neste workshop, e alertou para a importância destas temáticas.