GREEN HOTEL

Integração da Produção e Utilização de Energia e Água para a Sustentabilidade do Turismo

Objecto: Desenvolvimento de um conceito de integração de energias renováveis e tecnologias eficientes e de baixo impacte ambiental, tendo por objectivo a auto-suficiência em energia e água numa comunidade turística sustentável.
Coordenação: AREAM.
Parceiros: Quinta do Lorde; PAL; IST; ITC; DLR; CIRPS; E4TECH; MALMO; ISLENET; CENERGIA; REAC.
Financiamento: 5º Programa-quadro de IDT da Comissão Europeia (contrato nº NNE5-2001-00707); FEDER – através da Acção V.5.2 da medida V.5 do Programa Operacional Ciência e Inovação 2010; Governo Regional da Madeira.
Duração: 2002-2006.


Objetivos

Desenvolver uma comunidade turística sustentável, auto suficientes em energia e água, através da demonstração de tecnologias e soluções inovadoras, com uma vertente pedagógica importante de sensibilização dos clientes e da população local, em particular a comunidade escolar e empresarial, para as mais-valias económicas, sociais e ambientais. Desenvolver e implementar o conceito de Museu Vivo de tecnologias e soluções inovadoras para comunidades sustentáveis, com organização de actividades lúdicas e pedagógicas. Promover a integração paisagística, com valorização de elementos naturais, e da herança cultural e arquitectónica. Aplicar soluções eficientes na envolvente térmica dos edifícios e nos sistemas de climatização, águas quentes, iluminação e bombagem. Integrar os sistemas de climatização e águas quentes, para maximizar o aproveitamento de energia térmica. Valorizar os recursos energéticos endógenos (energia solar térmica e fotovoltaica, e energia eólica). Desenvolver sistemas inteligentes de gestão da energia e da água e demonstrar soluções e tecnologias emergentes. Produzir água potável através de dessalinização de alta eficiência. Reutilizar as águas residuais para rega de zonas verdes. Promover a gestão sustentável de resíduos, com prioridade para a redução da produção e perigosidade. Promover a mobilidade sustentável, com ênfase na promoção da circulação pedestre, dos transportes públicos e dos veículos menos poluentes. Sensibilizar os decisores e formar os colaboradores do Resort para a operação eficiente dos sistemas e a gestão inteligente dos recursos.


Principais Atividades e Resultados

Desenvolvimento de medidas de eficiência energética.
Estudo e projeto de soluções de valorização dos recursos energéticos endógenos (energia solar e eólica).
Estudo aplicação de tecnologias emergentes (pilha de combustível a hidrogénio).
Estudo de soluções de racionalização dos consumos de água.
Estudo e projeto de uma unidade de dessalinização para produção de água potável.
Estudo e projeto de um sistema de tratamento e reutilização de águas residuais para rega.
Desenvolvimento de uma estratégia de gestão sustentável de resíduos.
Estudo de soluções de mobilidade sustentável.
Desenvolvimento de programas de formação e comunicação para gestores, utilizadores e visitantes, em particular estudantes.


Downloads: cloud