Objeto: Implementar um ecossistema de hidrogénio na ilha de Maiorca, Espanha, transformando a ilha no primeiro hub de H2 no sul da Europa e contribuir para a transição energética. O desenvolvimento de experiências de replicação e modelos de negócios estão previstos em cinco outras ilhas da UE: Madeira – PT, Tenerife – ES, Aran – IE, Ilhas Gregas e Ameland – NL, para além de Chile e Marrocos.
Financiamento: Fuel Cells and Hydrogen 2 Joint Undertaking under Grant Agreement No 101007201.
Duração: 2021-2025.
Mais informação sobre o projeto: https://greenhysland.eu/
Resultados do projeto: Downloads da cloud (brevemente)
Objetivos
Os objetivos do projeto Green Hysland são:
- Implementar um ecossistema de hidrogénio (H2) em pleno funcionamento na ilha de Maiorca, Espanha, transformando a ilha no primeiro hub de hidrogénio da Europa.
- Produzir hidrogénio verde a partir da energia solar a ser utilizado nos setores do turismo, transporte, indústria e energia da ilha de Maiorca, incluindo a injeção na rede de gás para aquecimento verde.
- Capacitar as autoridades a nível regional/local para o planeamento das políticas de energia e adaptação às alterações climáticas, a sua implementação e financiamento.
- Elaborar um roteiro para 2050 que compila uma visão a longo prazo para o desenvolvimento de uma economia de H2 generalizada em Maiorca e na Região Balear, em linha com os objetivos ambientais para 2050.
- Aumentar a penetração das energias renováveis no sistema energético das Ilhas Baleares.
- Contribuir para a descarbonização das economias insulares e para a transição energética e para as metas da neutralidade carbónica para 2050.
- Determinar o potencial do hidrogénio verde para a descarbonização e o desenvolvimento económico de ilhas na União Europeia, Chile e Marrocos:
- Madeira, Portugal
- Tenerife, Spain
- Aran, Ireland
- Greek Islands
- Ameland, Netherlands
- Island of Chiloé, Chile
- Morocco