Objeto: Formar e transmitir competências a técnicos do sector público e privado sobre a correta gestão de espaços verdes urbanos.

Financiamento: Programa Erasmus+ KA220-VET – Cooperation partnerships in vocational education and training (KA220-VET-F207B8F4)

Parceiros: ANCI Sardegna; ATM Consulting s.a.s; fito-consult; ABA International, z.s. – ABA; FEDERACIO D’ENTITATS LOCALS DE LES ILLES BALEARS – FELIB

Duração do projeto: Novembro 2021-Novembro 2024

Mais informação sobre o projeto: Brevemente

Resultados do projeto: Downloads da cloud (brevemente)

Objetivos

Transmitir competências no âmbito da gestão de espaços verdes e aumentar o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na gestão inovadora destes espaços com o objetivo de os tornar mais seguros, acessíveis e inclusivos para todos.

Otimizar o potencial dos espaços verdes enquanto ferramentas para sequestrar CO2, combater os efeitos das alterações climáticas, diminuir os efeitos das ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar e conservar a biodiversidade.

Principais Atividades
e Resultados

 

 

Resultado do projeto 1 – Definição de normas para técnicos municipais de design ecológico e manutenção

  • Definição de padrões para avaliar o nível de proficiência de funcionários públicos com o objetivo de melhorar competências no âmbito da gestão sustentável de espaços verdes urbanos.

Resultado do projeto 2 – Orientações para operacionais de manutenção

  • Elaboração de um manual para guiar os utilizadores nas principais atividades operacionais: métodos de preparação do local, métodos de plantação, fertilização, rega, sistemas sustentáveis de poda, normas de segurança etc.

Resultado do projeto 3 – Orientações para técnicos de manutenção

  • Elaboração de um manual para desenvolver novos métodos de planeamento e gestão de áreas verdes com as últimas tendências em planeamento verde.

Resultado do projeto 4 – Vademecum para o planeamento verde urbano sustentável

  • Manual com instruções detalhadas sobre os novos métodos de planeamento e gestão de áreas verdes urbanas com as últimas tendências em planeamento verde.

Resultado do projeto 5 – Plataforma TIC (Tecnologias de Informação e comunicação) para formação online e armazenamento de informação

  • Desenvolvimento de uma ferramenta inovadora acessível a professores/formadores e estudantes do ensino e formação profissional para estudar novas técnicas para melhorar a gestão do ambiente urbano, consultar os resultados do projeto e disponibilizar materiais didático.

Resultado do projeto 6 – Definição de normas para operadores de espaços verdes

  • Definir padrões de avaliação, de acordo com a regras da Comissão Europeia em matéria de gestão ambiental, para classificar o nível de proficiência de alunos do ensino e formação profissional.

Resultado do Projeto 7 – Orientações para a implementação do Pacto Ecológico Europeu

  • Desenvolvimento de uma ferramenta para apoiar o sector público e privado a identificar oportunidades de investimento, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, para integrar elementos inovadores e energeticamente sustentáveis conceção de espaços comuns.

Eventos Multiplicadores – Têm como principais objetivos disseminar os resultados do projeto, envolver os stakeholders locais, recolher o seu feedback sobre os resultados do projeto e promover a integração dos resultados do projeto noutras iniciativas de ensino e formação profissional.

Downloads

Brevemente