A AREAM esteve presente na 4ª reunião do projeto ARCWIND – Adaptação e Implementação de tecnologias de conversão de energia eólica offshore flutuante para o Atlântico, que decorreu de 10 a 12 de dezembro na Universidade de Engenharia de Bilbao, Espanha.

O Instituto Superior Técnico é o coordenador do projeto ARCWIND e foram apresentados de acordo com a ordem de trabalhos os resultados obtidos até à data por todos os parceiros do projeto representantes das cinco regiões do Atlântico: Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido.

A participação e apresentação do trabalho desenvolvido pela AREAM foi importante no caso de estudo de aplicação de diferentes conceitos de plataformas de energia eólica offshore no Porto Santo e da  integração da energia eólica offshore em sistemas electroprodutores isolados tendo como base as características específicas da RAM e a adaptação do dimensionamento das tecnologias às necessidades locais.

De seguida, realizou-se a visita técnica à Vicinay Marine, empresa responsável pelo desenvolvimento e fabrico das linhas de amarração para plataformas offshore que podem atingir os 1000 metros de profundidade no fundo oceânico.

No dia 12 de dezembro, realizou-se a visita técnica à empresa Saitec Offshore Tecnologies responsável pelo desenvolvimento do SATH Technology – turbina éolica offshore de 10 MW, sendo um dos conceitos em fase de ensaios experimentais no projeto ARCWIND.

Adicionalmente, a equipa do projeto ARCWIND visitou as instalações e reuniu-se no estaleiro naval ASTANDER, fundado desde 1872 na cidade de Santander.

O projeto ARCWIND, contribui para a transição da energia eólica offshore fixa para flutuante permitindo a produção de energia verde em águas profundas nas regiões do Atlântico e é composto por um  consórcio de excelência totalizando 22 parceiros de sólido ramo científico, empresarial, industrial e institucional.

A informação adicional sobre o projeto encontra-se disponível em: https://aream.pt/project/arcwind e http://www.arcwind.eu/.