No âmbito do projeto SOCLIMPACT – Aferir impactes climáticos e caminhos de descarbonização em ilhas da UE, financiado pelo Horizonte 2020, a AREAM criou um Grupo de Trabalho constituído por autoridades regionais e locais, empresas públicas e privadas e centros de investigação, para analisar medidas de adaptação às alterações climáticas para a RAM nos sectores da Aquacultura, Energia, Transporte Marítimo e Turismo.

Esta atividade decorreu em 12 ilhas/arquipélagos/países insulares da União Europeia com o objetivo de salvaguardar as especificidades dos territórios insulares no âmbito da Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas.

Neste sentido, a AREAM promoveu duas sessões de trabalho para contextualizar o exercício, nos dias 29 de setembro e 2 de outubro de 2020, tendo apresentado resultados do projeto SOCLIMPACT para a RAM e projeções climáticas da Estratégia CLIMA-Madeira, bem como a ferramenta Excel a ser utilizada pelos atores regionais para selecionar medidas de adaptação para quatro trajetórias de políticas de adaptação (APT) e três horizontes temporais (2030, 2050 e 2100). A ferramenta integra 24 medidas de adaptação às alterações climáticas para cada sector e um conjunto de medias adicionais propostas pelos atores regionais para salvaguardar os interesses específicos da RAM no âmbito da Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas em Ilhas.

As medidas mais selecionas pelos atores locais representam caminhos de adaptação para os setores económicos em análise em função de quatro trajetórias de políticas de adaptação. Estes resultados foram apresentados e analisados pelo Grupo de Trabalho no dia 11 de novembro de 2020. Nesta sessão, o Grupo de Trabalho teve a oportunidade identificar sinergias entre as medidas de adaptação selecionadas e potenciais constrangimentos de implementação.

Este exercício envolveu mais de 60 atores regionais e contribuiu para aumentar o conhecimento sobre os impactes das alterações climáticas na RAM e as medidas de adaptação para aumentar a resiliência do território e das atividades económicas às alterações climáticas.

Para mais informação sobre os resultados do exercício, consulte os seguintes documentos:

D7.3 Engage Stakeholders in the Design of Alternative Pathways

D7.4 Final Island Report