Nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2025, a AREAM – Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira participou na primeira reunião do Projeto MICROCLI-MAC (1/MAC/2/2.4/0044), co-financiado pelo Programa INTERREG MAC 2021-2027, que se realizou em Las Palmas. Durante a reunião foram discutidas as tarefas do projeto, as orientações para a implementação dos trabalhos e as competências dos diferentes parceiros, tendo em vista a concretização dos objetivos estabelecidos.
Este projeto inovador tem como principal objetivo aumentar a resiliência às alterações climáticas dos países e regiões parceiras, contribuindo para melhorar a prática de atividades desportivas e de lazer ao ar livre em função da condição física e da informação meteorológica.
Com as alterações climáticas, os fenómenos climáticos extremos, nomeadamente ondas de calor, tempestades e poeiras em suspensão tendem a aumentar a frequência e intensidade, afetando diretamente a qualidade de vida dos cidadãos e a atratividade dos destinos turísticos. Para mitigar estes efeitos, o MICROCLI-MAC visa desenvolver uma ferramenta digital inovadora que combinará previsões meteorológicas, avisos meteorológicos e a localização das atividades desportivas e de lazer ao ar livre, com informações sobre o impacte do clima no esforço e na condição física dos praticantes. Esta ferramenta digital visa proporcionar uma melhor experiência na prática de atividades ao ar livre, indicar atividades alternativas em caso de avisos meteorológicos e de alerta especial e de aviso de proteção civil, garantindo a sustentabilidade e a competitividade dos destinos turísticos.