Objeto: Incrementar e fortalecer a I+D+i  (Investigação+Desenvolvimento+Inovação) de excelência internacional, de forma coordenada com a plataforma conjunta DESAL+ LIVING LAB. Pesquisa de projetos e soluções de alta eficiência tecnológica, uso de energias renováveis, tecnologias emergentes e economia circular na dessalinização (E5DES).
Financiamento: Programa de Cooperação Territorial INTERREG V A Espanha-Portugal (código: MAC2/1.1a/309)
Parceiros: Instituto Tecnológico de Canarias – ITC; Universidad de Las Palmas de Gran Canaria – ULPGC; Universidad de la Laguna – ULL; Consorcio para el Desenõ, Construcción, Equipamento y Explotación de la Plataforma Oceánica de Canarias – PLOCAN; Agencia Canaria de Investigación, Innovación y Sociedad de la Informatión- ACIISI; Associação para o Desenvolvimento do Atlantic International Research Center – AD AIRCENTRE; Universidad ASSANE SECK DE ZIGUINCHOR – UASZ;Universidad DE NOUAKCHOTT AL-AASRIYA – UNA; Universidade Pública de Cabo Verde – UNICV.
Duração: Novembro 2019-Outubro 2022
Mais informação sobre o projeto: https://www.desalinationlab.com/proyectoe5des/pt/
Resultados do projeto: Downloads da cloud

Objetivos

O projeto E5DES tem como principal objetivo promover a investigação e inovação em direção à excelência em eficiência tecnológica, uso de energias renováveis, tecnologias emergentes e economia circular na dessalinização.

OBJETIVO ESPECÍFICO 1
Gerar soluções inovadoras para melhorar a qualidade da água dessalinizada e reduzir derrames de salmoura no mar, controle inteligente das instalações de dessalinização e aproveitamento direto de energia renováveis.

OBJETIVO ESPECÍFICO 2
Gerar conhecimento de excelência na área da eficiência energética, tecnologias emergentes e economia circular vinculada à dessalinização, economia azul de aplicabilidade na Macaronésia.

OBJETIVO ESPECÍFICO 3
Capitalizar as atividades de I+D+i para obter maior visibilidade e reconhecimento internacional, e fortalecer a plataforma conjunta DESAL + LIVING LAB com projetos para teste-piloto, verificação e inovação tecnológica na área da dessalinização – economia azul de empreendedores, PME e centros de investigação.

Principais Atividades
e Resultados

Downloads

Estudo de dimensionamento de sistema solar fotovoltaico para implementação na central de dessalinização do Porto Santo.

Download das apresentações do webinar “Potencialidade das unidades de dessalinização em regiões com escassez de água”

  • Apresentação Geral do projeto-Mariana Avila | pdf
  • Sistema PV na Central Dessalinizadora do Porto Santo-Fabio Pereira| pdf
  • Dessalinização no Algarve- Manuela Moreira da Silva | pdf
  • Seawater desalination in Porto Santo Island-Nuno Pereira | pdf
  • DESSOL-Dessalinizacao com PV na estacao de Ribeira Dom Joao -Gilberto Rodriguez | pdf

Se quiser, pode rever o webinar acedendo à gravação disponível no canal Youtube do AIR Centre.