Objeto: Combater o desemprego jovem através da promoção do emprego verde, nas áreas da eficiência energética, energias renováveis, turismo sustentável, mobilidade sustentável e inovação empresarial.
Parceiros: Cyprus Energy Agency (CEA); Network of Sustainable Greek Islands (DAFNI); Association of Estonian Islands (AEI); Regional Agency for Energy and Environment of the Autonomous Region of Madeira (AREAM); The International Centre for Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems (SDEWES); Sapienza University of Rome – Department of Astronautical, Electrical and Energy Engineering (DIAEE); Frederick University (FU); Chrysalis LEAP Limited (CL); Canary Islands Institute of Technology (ITC); Møre and Romsdal County Authority (M&R)
Financiamento: EEA and Norway Grants Fund for Youth Employment (Código: 2017-1-203)
Duração do projeto: 2018 – 2022

Objetivos

  • Combater o desemprego dos cidadãos que não estudam, não trabalham, nem frequentam formação profissional (NEETs) das ilhas dos países parceiros, através da dotação e atualização de competências para o desempenho de empregos verdes nas áreas do projeto.
  • Proporcionar a um grupo de doze jovens NEETs (entre os 25 e os 29 anos) formação e experiência de trabalho em empregos verdes na área do projeto.
  • Divulgar o material didático a desenvolver no âmbito do projeto junto das escolas secundárias com o objetivo de evitar que as jovens gerações venham a ser NEETs.
  • Sensibilizar os atores regionais a adotar estratégias de combate ao desemprego jovem.

Principais Atividades
e Resultados

  • Levantamento das tendências de mercado na área dos empregos verdes e das competências necessárias ao seu desempenho, envolvendo a participação de atores locais, públicos e privados, com competências e atividade nas áreas da energia, mobilidade, turismo, inovação empresarial, emprego, educação, investigação, empreendedorismo, associações empresariais, entre outras.
  • Identificação e divulgação on-line de boas práticas de promoção de empregos verdes;
  • Elaboração de material de formação nas áreas do projeto;
  • Caracterização do grupo alvo (NEETs);
  • Seleção de doze NEETs para participar em ações de formação, conhecer casos inovadores de empregos verdes na Noruega, participar numa experiência laboral de um mês num dos países parceiros do projeto, e de seis meses na Região Autónoma da Madeira, em articulação com entidades públicas e empresas regionais.
  • Estimular os atores locais a participar em projetos semelhantes com o objetivo de reduzir o desemprego jovem na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente através da divulgação dos materiais didáticos e dos casos de sucesso de promoção de empregos verdes nos países parceiros.
  • Divulgar o projeto na Região Autónoma da Madeira.