Entre 5 e 7 de fevereiro decorreu na Região de Epirus, Grécia, a reunião do projeto RESOR “Apoiar a eficiência energética e as energias renováveis em ilhas Europeias e regiões ultraperiféricas”, co-financiado no âmbito do Programa Interreg Europe, envolvendo parceiros dos Açores, Canárias, Chipre, Grécia, Guadalupe, Madeira, Martinica e Reunião.
Os parceiros do projeto e os atores regionais apresentaram boas práticas de promoção da eficiência energética e energias renováveis com o objetivo de ultrapassar dificuldades comuns destas regiões, nomeadamente a elevada dependência energética do exterior em combustíveis fosseis e a dificuldade em integrar energias renováveis em sistemas elétricos isolados de pequena dimensão.
A AREAM – Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira, parceira do projeto, apresentou os projetos:
· ECCE -RAM “Eficiência no Consumo de Energia Elétrica na Administração Pública da Região Autónoma da Madeira”, cofinanciado pelo Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, aprovado pela ERSE-Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e que teve por objetivo promover a implementação de medidas de eficiência energética em instalações e equipamentos da Administração Pública, através do apoio e capacitação dos técnicos das instalações públicas da RAM.
· SEAFUEL “Integração sustentável de combustíveis renováveis nos transportes locais”, cofinanciado pelo programa operacional Interreg Espaço Atlântico, que pretende avaliar a viabilidade de abastecer as frotas locais com hidrogénio produzido a partir de água salgada e fontes de energia renováveis.
A DRETT – Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres, a autoridade responsável pela execução da estratégia política definida pelo Governo Regional nas áreas do Comércio, Indústria, Energia, Qualidade, Transportes e Mobilidade, apresentou na reunião de Epirus o incentivo à mobilidade elétrica na ilha do Porto Santo, designado de “PRIME-RAM”. Trata-se de uma medida, no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável e da iniciativa “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”, que pretende apoiar as famílias e as empresas da Ilha Porto Santo na aquisição de veículos elétricos novos.
De salientar que, no âmbito do projeto RESOR, já foram identificadas boas práticas de outras regiões parceiras com potencial de replicação na RAM.