No passado dia 28 de novembro, o projeto E5DES apresentou os principais resultados atingidos após 4 anos de trabalho. O evento de apresentação de resultados foi realizado em formato online com tradução simultânea para espanhol, francês e português, servindo desta forma como plataforma para disseminar como E5DES respondeu aos atuais desafios e necessidades no âmbito da dessalinização.

O evento, que contou com a participação de todos os parceiros e contou com mais de 80 participantes procedentes de 11 países diferentes, foi projetado para mostrar uma visão completa dos avanços alcançados durante este período, destacaram especialmente aqueles de maior impacto e interesse, disponibilizando aos participantes a oportunidade de assistir às inovações mais recentes no campo da dessalinização.

Em seguida apresenta-se os temas chaves abordados durante o evento:

  • O uso de energias renováveis ​​no setor.
  • A promoção de uma economia circular no âmbito da dessalinização.
  • A melhor qualidade da água dessalada.
  • O uso de produtos químicos no processo de dessalinização.
  • O controle inteligente das plantas dessalinização.
  • As tecnologias emergentes neste setor.
  • A eficiência energética dos processos.

Depois das apresentações, divididas em blocos, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos oradores, sendo muito dinâmico, fornecendo aos participantes recursos adicionais para ampliar informações sobre os temas apresentados.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo do evento. As apresentações podem ser descarregadas nos seguintes links:

E5DES, integrado na plataforma DESAL+ LIVING LAB, trabalhou de forma coordenada para fortalecer a excelência em I+D+i, procurando projetos e soluções de alta eficiência tecnológica, uso de energias renováveis, tecnologias emergentes e economia circular no setor de dessalinização.

Liderado pelo Instituto Tecnológico de Canárias, o projeto E5DES estendeu seu impacte a 5 regiões da área macaronésica: Canárias, Madeira, Cabo Verde, Mauritânia e Senegal.

Consórcio: Instituto Tecnológico de Canarias – ITC.GobCanULPGCULLPlataforma Oceánica de CanariasAgencia Canaria de Investigación, Innovación y Sociedad de la InformaciónAssociação para o Desenvolvimento do Atlantic International Research Center – AD AIRCENTRE, Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira.

Também participaram como membros de Países Terceiros: Université Assane SECK de ZiguinchorUniversité de Nouakchott Al Aasriya y Universidade de Cabo Verde – UniCV.

O projeto E5DES a ser executado entre novembro de 2019 e 31 de dezembro de 2023 é cofinanciado a 85% com fundos FEDER no âmbito do Programa MAC 2014-2020 (MAC2/1.1a/309).