A AREAM participou na segunda Assembleia Geral do projeto SOCLIMPACT – Aferir impactes climáticos e caminhos de descarbonização em ilhas da UE, e aprimorar avaliações socioeconómicas e não-financeiras das alterações climáticas na Europa, para 2050 e além, que se realizou no Centro de Conferências e Cultura de Heraclião, Creta nos dias 15,16 e 17 de janeiro de 2019.

O projeto SOCLIMPACT é financiado pelo Programa Horizonte 2020 da União Europeia para a Investigação e Inovação (Projeto n.º 776661).

Este projeto tem um total de 24 parceiros distribuídos por 8 países e pretende avaliar os impactes socioeconómicos e não-financeiros das alterações climáticas em quatro dos sectores da Economia Azul (Aquacultura, Energia Marinha, Transporte Marítimo e Turismo Marinho), em 12 regiões Europeias:

  • Dois pequenos estados insulares europeus – Chipre e Malta;
  • Seis ilhas europeias – Ilhas Bálticas, Ilhas Baleares, Sicília, Sardinha, Córsega e Creta;
  • Quatro regiões ultraperiféricas – Açores, Madeira, Ilhas Canárias e Antilhas Francesas.

Durante as reuniões de trabalho, que decorreram no Centro de Conferências e Cultura de Heraclião, foi mencionado o progresso realizado até à data, quais são os próximos passos do projeto e iniciaram-se os trabalhos das equipas sectoriais de modelação. O último dia de trabalhos foi reservado aos assuntos administrativos.