The Hydrogen Triple Alliance Webinar

18 de fevereiro de 2021, 10h (11h CET)

 

Da colaboração estreita entre três projetos europeus de hidrogénio resultou a formação da “Aliança para o Hidrogénio” (Hydrogen Triple Alliance) com o objetivo de incrementar ainda mais a transição energética em toda a Europa. Os projetos GenComm, Seafuel e HUGE, três projetos para o hidrogénio verde que abrangem toda a Europa, pretendem estabelecer pontes de comunicação entre as partes interessadas, os utilizadores finais, os decisores políticos e as comunidades, com interesse nas tecnologias de hidrogénio. A junção dos três projetos conduzirá a grandes mudanças a nível internacional e acelerará a integração de vetores de energia, a partir das energias renováveis, em setores como os edifícios, a indústria e os transportes, permitindo assim mais oportunidades de investimento em energias renováveis em toda a Europa.

Agenda

10:00 – 10:15: The Hydrogen Triple Alliance – Introductory video. Welcome & Introductions, Paul McCormack, GenComm
10:15 – 10:35: Zero emission road transport, Irene García Fernández, SEAFUEL
10:35 – 10:55: Sustainable Maritime Transports, Avril Ní Shearcaigh, HUGE
10:55 – 11:15: The opportunity for low carbon air transport, Ian Williamson, GenComm, SEAFUEL
11:15 – 11:35: The Community Hydrogen Forum CH2F, Dr. Rory Monaghan, GenComm
11:35 – 11:45: Interreg Directors – collaborating to meet Europe’s energy Challenges
11:45 – 12:00: Q&A

 

Registo The Hydrogen Triple Alliance Webinar

 

Webinar “A Aliança para o Hidrogénio”, 18 de fevereiro de 2021, 10h (11h CET)

“Como podem as energias renováveis sustentar comunidades resilientes?” – Através da utilização do hidrogénio para aumentar a sustentabilidade das zonas costeiras’.

A Community Hydrogen Forum (CH2F) visa promover o webinar “A Aliança para o Hidrogénio” que servirá de ponto de partida para o envolvimento dos participantes, a partilha de informações, e a troca de conhecimentos sobre o hidrogénio, a realizar-se no dia 18 de fevereiro. Contando com a participação de vários palestrantes internacionais, o webinar tem como objetivo dar a conhecer a economia do hidrogénio, sensibilizando e promovendo debates sobre como o hidrogénio poderá descarbonizar a economia. O webinar proporcionará a discussão e a utilização do hidrogénio como vetor energético nos transportes terrestre, marítimo e aéreo. É amplamente reconhecido que o Hidrogénio Verde é um vetor energético versátil que abre um caminho para o crescimento económico sustentável a longo prazo. Apresenta uma solução livre de carbono na nossa batalha para combater as alterações climáticas e, ao mesmo tempo, desenvolver novas oportunidades comerciais para as nossas indústrias.

A primeira oradora do webinar é Irene García Fernández, do Instituto Tecnológico y de Energías Renovables (ITER), Ilhas Canárias, Espanha. Abordará o tema “Emissões Zero para o Transporte Rodoviário”. É licenciada em Biologia pela Universidade de La Laguna (Tenerife). Com mais de quatro anos de experiência em comunicação e sensibilização no domínio das energias renováveis, é responsável pelas atividades de disseminação do ITER. Participou em vários projetos nacionais e europeus, principalmente no âmbito das atividades de comunicação e sensibilização.

A segunda oradora do webinar é Avril Ni Shearcaigh, de Aran Islands Energy Co-Operative e apresentará o tema “Transporte Marítimo Sustentável”. É gerente na Comharchumann Fuinninmh Oileain Arann Teo, (Aran Islands Energy Co-Op) uma cooperativa dedicada às energias renováveis que visa tornar as ilhas Aran autossustentáveis e neutras em carbono até 2022. A cooperativa é uma iniciativa da comunidade das ilhas Aran, situadas na confluência da baía da Galway. Os residentes das três ilhas trabalham no sentido de tornarem as ilhas autossuficientes em energia, a partir das energias renováveis endógenas, e acabar com a dependência do petróleo, carvão e gás até 2022.

O terceiro orador, Ian Williamson, é líder do GENCOMM Technical Work Package e apresentará o tema “A Oportunidade para o Transporte Aéreo de Baixo Carbono”. Ian gere uma empresa de consultadoria em energia, denominada ‘Hy Energy’ sediada no Reino Unido. Também exerce funções como diretor de desenvolvimento de negócios para empresas que procuram o seu primeiro negócio na Europa e no Reino Unido. A HyEnergy, através do seu conhecimento e experiência no domínio das energias renováveis, participa em vários projetos financiados pela UE, tais como o SEAFUEL e o Gencomm, e elabora propostas para consórcios, como a do primeiro projeto para o hidrogénio – projeto HEAVENN, financiado pela FCH JU (Empresa Comum de Pilhas de Combustível e Hidrogênio). A empresa HyEnergy expandiu as suas operações para a Holanda no ano passado.

Ian tem mais de 30 anos de experiência em gases industriais, principalmente no sector da energia do hidrogénio, tendo trabalhado para a Air Products. Foi também CEO de uma das poucas empresas britânicas de células de combustível, a AFC Energy, pelo que tem uma vasta experiência no fornecimento e nas aplicações de hidrogénio. Nos últimos 10 anos, Ian tem sido o presidente da Associação Europeia de Hidrogénio.

O quarto orador, Dr. Rory Monaghan, é oriundo de Galway e abordará o tema ‘The Community Hydrogen Forum, CH2F’. É professor universitário de Engenharia de Energia na Escola de Engenharia da Universidade Nacional da Irlanda Galway (NUI Galway). É responsável pelo Energy Research Centre no NUI Galway Ryan Institute, é Investigador no MaREI, Centro de Investigação da SFI (Science Foundation Ireland) para a Energia, Clima e Marinha, e Diretor do Energy Engineering Programme em NUI Galway. Tem desenvolvido o seu trabalho sobre o hidrogénio e as células de combustível desde 2003, quando iniciou os seus estudos de pós-graduação no Massachusetts Institute of Technology. Atualmente, lidera o work package sobre os efeitos a longo prazo da transição para a economia do hidrogénio no âmbito do projeto GenComm, orçamentado em 9.3 milhões de euros e financiado pelo Programa Interreg North West Europe. Foi incumbido pelo Departamento da Economia de elaborar o documento “Think Piece on Hydrogen Opportunities for Northern Ireland”.

Para a conclusão do webinar, os três diretores do programa Interreg irão abordar o tema ‘Colaborando para responder aos desafios energéticos da Europa’. O webinar “Aliança para o Hidrogénio” irá focar nos três projetos que constituem a Aliança para o Hidrogénio, nomeadamente GenComm, HUGE e SEAFUEL.

A Aliança irá integrar os seus recursos para alargar o alcance do Community Hydrogen Forum (CH2F), para partilhar conhecimentos e experiências e ampliar os diferentes recursos desenvolvidos nos projetos, e o mais importante, oferecer benefícios acrescidos às comunidades europeias.

Paul Mc Cormack, Gestor do Programa GenComm disse: “Para fazer uma transição justa para uma nova solução de energia limpa, temos de tentar não deixar ativos retidos. É fundamental que todos estejam bem informados e capazes de tirar plena vantagem comercial, social e ambiental desta transição. À medida que mapeamos os “pontos cardeais da energia limpa na Bússola Zero CO2” e planeamos a “autoestrada de hidrogénio”, temos de garantir que existem “rampas de acesso” acessíveis para todos aderirem. A CH2F é a comunidade em rampa, ou seja, um fórum para todos se envolverem, serem informados e planearem a sua jornada, permitindo que as pessoas possam avaliar as oportunidades por si mesmas.”

Desislava Todorova, Gestora do Projeto HUGE, afirmou: “O webinar “A Aliança para o Hidrogénio” será uma excelente demonstração de como os nossos respetivos projetos de hidrogénio estão a contribuir para as aspirações do hidrogénio na Europa. Do ponto de vista de HUGE, aguardamos com interesse partilhar alguns resultados e conhecimentos e experiências sobre a utilização do hidrogénio verde como vetor energético viável em comunidades rurais e remotas, apresentando-lhe uma dessas comunidades nas ilhas Aran. Consideramos que a união através de uma aliança de projetos ajudará a levar o hidrogénio a um público mais vasto e concretizar os nossos objetivos muito para além das nossas áreas de programa. O todo é maior do que a soma das suas partes.”

Pau Farras, Coordenador do projeto SEAFUEL, proferiu; “A Aliança para o Hidrogénio irá além do final de cada projeto individual e disponibilizará uma plataforma adequada para a troca de conhecimentos sobre o hidrogénio”.