A AREAM – Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira em conjunto com a Direção Regional da Economia e Transportes, a Horários do Funchal, a SAM e a Rodoeste, realizaram, no dia 13 de novembro, uma visita técnica à fábrica da Irizar e-mobility, em San Sebastian, Espanha, com o objetivo de conhecer as soluções de mobilidade elétrica ali produzidas, nomeadamente os modelos de autocarros 100% elétricos: o Irizar ieBus e o Irizar ieTram, com comprimentos que variam entre os 10,8m e os 18m, com e sem articulado, bem como as baterias que permitem autonomias que podem ultrapassar os 200km. Esta fábrica, dedicada em exclusivo à mobilidade elétrica, foi inaugurada no início do ano 2018, e demonstra uma clara perspetiva de expansão deste segmento dentro do Grupo Irizar.
O programa incluiu também uma reunião com a Jema, empresa do Grupo que desenvolve e produz soluções de carregamento elétrico, por cabo ou por pantógrafo, incluindo o desenvolvimento de sistemas inteligentes de gestão de carregamento. Foi ainda possível viajar a bordo do Irizar i2e e do Irizar ieTram a operar na Dbus, o operador de transporte público de San Sebastian, e observar uma operação de carregamento por pantógrafo no terminal da linha Boulevard – Miramon.

   

 

Esta visita de trabalho ocorreu no âmbito do projeto Civitas Destinations, um projeto cofinanciado pelo Programa Europeu Horizonte 2020, inserida numa ação que tem por objetivo avaliar a introdução de tecnologias de mobilidade elétrica nas frotas de transportes públicos coletivos da Região.