A AREAM participou na terceira Assembleia Geral do projeto SOCLIMPACT – “Aferir impactes climáticos e caminhos de descarbonização em ilhas da UE, e aprimorar avaliações socioeconómicas e não-financeiras das alterações climáticas na Europa, para 2050 e além”, financiado pelo Programa Horizonte 2020 da União Europeia para a Investigação e Inovação, que se realizou na cidade de Palermo, Sicília nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2019.
As sessões de trabalho tiveram como principais objetivos apresentar os resultados obtidos até à data nos diferentes pacotes de trabalho (WP), nomeadamente o WP4 – Modelação de choques climáticos e de efeitos biofísicos, WP5 – Avaliação de impactes não-financeiros, WP6 – Modelação de impactes socioeconómicos e WP7 – Identificação e hierarquização de estratégias de descarbonização e adaptação. Na reunião foi também definida a metodologia de abordagem às fases seguintes do projeto.
A AREAM está a contribuir para o desenvolvimento do WP7, que prevê, entre outras atividades, a elaboração de um relatório para a Madeira com base nos resultados da modelação desenvolvida no âmbito do projeto. O relatório inclui uma abordagem às tendências das alterações do clima; a identificação de fenómenos climáticos que possam afetar a economia azul, designadamente a energia marinha, o transporte marítimo, o turismo e a aquicultura; e a identificação de riscos para estas atividades decorrentes das alterações climáticas. O relatório irá também abordar medidas de adaptação para melhorar a resiliência destas atividades aos efeitos das alterações climáticas. Posteriormente o relatório será apresentado aos atores locais para análise.