poi_geral

A AREAM participou na Conferência do Pacto das Ilhas, que marcou a conclusão do projecto ISLEPACT, no dia 21 de Novembro de 2012, em Bruxelas, onde apresentou os resultados esperados dos planos de acção para a energia sustentável das ilhas da União Europeia que aderiram à iniciativa.

De acordo com a comunicação do Presidente do Conselho de Administração da AREAM, no conjunto dos 57 planos elaborados pelas autoridadades das ilhas signatárias, serão reduzidas 25% das emissões de CO2 até 2020 em relação a 2005, o que corresponde a 26% das emissões de Portugal e a 30% das emissões da Dinamarca em 2010. Até à presente data, aderiram 65 autoridades insulares ao Pacto das Ilhas, mas existem centenas de pequenas ilhas que poderão juntar-se a esta iniciativa para a energia sustentável.

A adesão da Região ao Pacto das Ilhas, em 12 de Abril de 2011, constitui um compromisso da Região Autónoma da Madeira para a redução de pelo menos 20% das emissões de CO2 até 2020, através da implementação de Planos de Energia Sustentável para as Ilhas da Madeira e do Porto Santo, que incidem, sobretudo, no aproveitamento de energias renováveis para produção de electricidade e de calor e na eficiência energética, designadamente nos transportes e nos edifícios.

A AREAM, com a Vice-Presidência do Governo Regional e a Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia, desenvolveu o Plano de Acção para a Energia Sustentável da Ilha da Madeira e o Plano de Acção para a Energia Sustentável da Ilha do Porto Santo, com o apoio da Comissão Europeia (DG ENER) e da Empresa de Electricidade da Madeira, S.A..

O documento do Pacto das Ilhas, bem como a lista das ilhas signatárias, está disponível em www.islepact.eu.