Edital AREAM/2018/001

Candidatura à atribuição de uma Bolsa de Investigação

 

Resumo do anúncio

A AREAM – Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), destinada a candidatos com o grau de Mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis, ou em Energias Renováveis, ou em áreas afins. As atividades a desempenhar pelo bolseiro serão a modelação do aproveitamento de recursos eólicos offshore e sistemas de armazenamento, a mensuração de impactes ambientais dos sistemas electroprodutores em meio oceânico e a logística de engenharia e operações aplicável aos sistemas electroprodutores eólicos.

 

Texto do anúncio

O aproveitamento de recursos energéticos endógenos é hoje um paradigma incontornável do planeamento energético no médio e longo prazo. A aplicação deste paradigma às regiões insulares ultraperiféricas, com redes elétricas isoladas, constitui um desafio técnico, tanto no dimensionamento e parametrização dos sistemas elétricos descarbonizados, como na aplicação das tecnologias mais adequadas para o aproveitamento dos recursos energéticos com mais potencial.

O quadro de constrangimentos e oportunidades ditado pela descarbonização dos sistemas elétricos insulares é reconhecido por diversos instrumentos de I&D e cooperação europeus, assim como pela própria Região Autónoma da Madeira, através do Programa Operacional Madeira 14-20, como sendo um claro vetor a potenciar.

Dentro daquelas que são as atividades com mais premência para a capacitação regional para o cumprimento dos objetivos de descarbonização, a aferição dos potenciais energéticos disponíveis em função das tecnologias oceânicas emergentes, assim como a aferição dos impactes expectáveis dessas mesmas tecnologias e das suas condições particulares de operação são as atividades base que necessitam ser abordadas no curto prazo.

Respondendo aos desafios descritos, a AREAM, no âmbito da sua participação no projeto ARCWIND (EAPA_344/2016), cofinanciado pelo Interreg Atlantic Area, e do projeto ENERMAC (MAC/1.1a/117),  cofinanciado pelo Interreg MAC 2014-2020, assim como noutros projetos que venham a ser iniciados sobre estas temáticas, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), destinada a um candidato com o Grau de Mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis ou Energias Renováveis ou em áreas afins, com experiência ou competências comprovadas nas áreas da modelação do aproveitamento de recursos eólicos offshore e sistemas de armazenamento, mensuração de impactes ambientais dos sistemas electroprodutores em meio oceânico e logística de engenharia e operações aplicável aos sistemas electroprodutores eólicos.

 

Requisitos de admissão

Os candidatos à bolsa devem possuir os seguintes requisitos técnicos:

– Mestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveis ou em Energias Renováveis, ou em áreas afins;

– Conhecimentos de modelação de recursos energéticos eólicos offshore;

– Experiência em operações de engenharia em parques eólicos;

– Domínio de ferramentas de cálculo numérico, em particular “Matlab”;

– Domínio das ferramentas e diplomas legais aplicáveis para a mensuração de impactes ambientais, com especial incidência na avaliação dos impactes de sistemas electroprodutores renováveis;

– Capacidade de contribuir para a produção científica.

 

Os candidatos à bolsa deverão reunir as seguintes competências:

– Capacidade de trabalho em equipa;

– Proatividade e iniciativa própria;

– Bom relacionamento interpessoal;

– Ser curioso, interessado e participativo;

– Disponibilidade imediata.

 

Plano de Trabalhos

A bolsa tem como principal objetivo o desenvolvimento de atividades de investigação na área dos recursos energéticos offshore, tendo como temas principais a modelação do aproveitamento de recursos eólicos offshore e sistemas de armazenamento, a mensuração de impactes ambientais dos sistemas electroprodutores em meio oceânico e a logística de engenharia e operações aplicável aos sistemas electroprodutores eólicos.

 

Orientação científica e local de trabalhos

O trabalho será coordenado por Filipe Oliveira e o local de trabalho serão as instalações da AREAM.

 

Duração da Bolsa

A bolsa terá a duração de 12 meses em regime de exclusividade. A bolsa poderá ser renovada por períodos adicionais de 12 meses, até o máximo de 24 meses.

 

Subsídio de manutenção mensal

A remuneração mensal da bolsa corresponderá a 980€, conforme tabela de valores das bolsas determinadas pela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

 

Métodos de seleção

Serão aplicados os seguintes critérios de avaliação, numa escala de mensuração entre o mínimo de 0 pontos e o máximo de 20 ponto:

CF = FA + EP + EN

CF: Classificação Final

FA: Formação académica: [0 – 8] pontos

EP: Experiência Profissional: [0 – 4] pontos

EN: Entrevista: [0 – 8] pontos

O Júri reserva o direito de convocar para a entrevista apenas os três candidatos com melhor pontuação nos restantes critérios.

A entrevista é presencial em data a acordar com cada candidato, no prazo de 10 dias após a notificação.

 

Composição do Júri

O júri será composto pelos seguintes colaboradores da AREAM:

Cláudia Henriques

Rúben Figueira

Ricardo Meneses Freitas

 

Documentos da candidatura

Os candidatos à bolsa deverão apresentar os seguintes documentos:

– Carta de motivação, evidenciando a adequação do candidato ao perfil pretendido e aos critérios de avaliação.

– Currículo Vitae.

– Certificados e comprovativos aplicáveis.

 

Forma de publicação/notificação dos resultados

Os candidatos serão notificados via email no prazo de 10 dias após o fim do prazo de submissão das candidaturas.

 

Prazo de Candidatura e forma de apresentação das candidaturas

Os candidatos devem apresentar as candidaturas em formato digital, até 6 de abril de 2018 às 17h00, para o email aream@aream.pt. O assunto do email deverá conter a referência específica “Edital AREAM/2018/001”. As candidaturas são válidas após a confirmação da receção do email pela AREAM.

 

Número de vagas: 1

Tipo de contrato: outro

País: Portugal

Localidade: Madeira

Instituição de acolhimento: AREAM – Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM)