A AREAM realizou de 25 a 27 de novembro, no Porto Santo, a iniciativa de separação diferenciada de resíduos alimentares no sector hoteleiro e de resíduos verdes com o objetivo de recolher amostras para análises laboratoriais da composição físico-química, com o intuito de estudar soluções de valorização orgânica e energética destas frações, de acordo com o princípio da economia circular.

O presente estudo no âmbito do projeto ENERMAC – Energias renováveis e eficiência energética para o desenvolvimento sustentável da África Ocidental e das ilhas da Macaronésia, contou com a colaboração da empresa ARM – Águas e Resíduos da Madeira, tendo-se efetuado diversas reuniões técnicas a nível de planeamento e implementação desta iniciativa no Porto Santo.

Agradecemos às equipas dos hotéis participantes nesta iniciativa: Hotel Vila Baleira, Hotel Luamar, Hotel Praia Dourada e o Hotel Porto Santo & Spa pela exemplar separação diferenciada e acondicionamento das amostras.

O processo de amostragem coordenado pela AREAM abrangia o armazenamento e acondicionamento das amostras de bio-resíduos em vácuo e congeladas previamente pelas entidades hoteleiras participantes. Posteriormente estas amostras foram recolhidas e transportadas com o apoio da equipa do Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Porto Santo da ARM.

A participação e colaboração das várias entidades envolventes foi importante para a concretização desta iniciativa tendo em conta as necessidades locais e sazonalidade.

A AREAM, responsável pela organização desta iniciativa e ensaios experimentais, efetuou previamente questionários e uma brochura informativa com o intuito de sensibilizar sobre o princípio da economia circular no âmbito da valorização de bio-resíduos e preservar a qualidade das amostras para o estudo técnico.

Esta iniciativa enquadrada no projeto ENERMAC também foi efetuada tendo em consideração os objetivos da ilha do Porto Santo no contexto da Candidatura a Reserva da Biosfera da UNESCO e da iniciativa Smart Fossil Free Island.

A informação adicional sobre o projeto encontra-se disponível em: https://aream.pt/project/enermac e http://www.proyectoenermac.com.